SERVIÇOS OFERECIDOS

 

Análises 1D

Neste tipo de análise todos os núcleos de mesma identidade são excitados através de um pulso de radiofrequência, produzindo um espectro onde cada núcleo excitado da origem a um sinal característico. Através dessas análises é possível mapear o ambiente estrutural ao redor de cada núcleo observado no espectro, o que nos permite elucidar a estrutura molecular do composto.

Núcleos que podem ser analisados através de técnicas 1D com os espectrômetros LAMRMN: 1H, 13C, 31P, 77Se, 123Te, 125Te e 15N.

Técnicas específicas de análise:

13C{¹H} – Análise de 13C com supressão dos acoplamentos com núcleos de hidrogênio.

15N{¹H} – Análise de 15N com supressão dos acoplamentos com núcleos de hidrogênio.

DEPT-90 – Análise de 13C em que se observam apenas os sinais dos átomos de carbono 1º.

DEPT-135 – Análise de 13C com diferenciação de fase entre sinais de átomos de carbono 1º/3º e sinais de átomos de carbono 2º. Nesta análise os sinais dos átomos de carbono 4º não são observados.

APT – Análise de 13C com diferenciação de fase entre sinais de átomos de carbono 1º/3º e sinais de átomos de carbono 2º/4º.

NOE DIFF – Análise de 1H na qual é possível verificar se um núcleo específico encontra-se próximo a algum outro núcleo presente na molécula. Trata-se de proximidade espacial, a qual independe do número de ligações químicas que separam os átomos.

Análises 2D

Neste tipo de análise são observados os acoplamentos internucleares, os quais podem envolver núcleos de mesma identidade ou identidades diferentes. Dependendo da técnica de análise, é possível observar acoplamentos entre núcleos que se encontram separados por um número específico de ligações químicas.

COSY – Análise que permite observar acoplamentos entre núcleos de 1H.

HMQC – Análise que permite observar acoplamentos entre núcleos de 1H e 13C separados por uma única ligação química.

HMBC – Análise que permite observar acoplamentos entre núcleos de 1H e 13C separados por duas ou três ligações químicas.

1H-15N HMQC – Análise que permite observar acoplamentos entre núcleos de 1H e 15N separados por uma única ligação química.

1H-15N HMBC – Análise que permite observar acoplamentos entre núcleos de 1H e 15N separados por duas ou três ligações químicas.

NOESY – Análise que permite observar interações espaciais homonucleares (1H-1H), independente do número de ligações químicas que separam os átomos. As interações são proporcionais a distância internuclear. Spins muito próximos no espaço vão ter uma forte interação.

ROESY – Análise que permite observar interações espaciais internucleares. Essas interações espaciais se intensificam quando a ressonância de um próton aumenta a proximidade de outros. Mesmo fornecendo a mesma informação que o NOESY, essa técnica é indicada para moléculas poli-hidroxiladas (açucares, saponinas, polipéptidos, heterosídeos, etc) com alto peso molecular > 500 Da.